terça-feira, 15 de novembro de 2016

O Que Aprendi Com Meus Pastores


"pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que foram confiados a vocês, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória". 

(1 Pedro 5:2-4)



Ao ler estes versículos, Deus me fez relembrar dos pastores que já passaram pela minha vida. Estes homens, de uma forma ou de outra, forjaram meu caráter cristão. Por conta disso, o Senhor me fez refletir em tudo o que estes homens causaram em meu caráter. Posto isso, pois quando crescemos, muitas pessoas passam por nossa vida, deixando marcadas significativas e que moldam o nosso caráter. Desde que nasci de novo, um novo caráter vem sendo moldado, pois o batismo, formata nosso velho homem, fazendo-nos novas criaturas diante do Deus Todo-Poderoso.


Quando nascemos neste mundo, desde os primeiros minutos de vida, nossos pais passam a influenciar a nossa vida, dando-nos uma educação e um caráter, o qual, irá provocar influências no mundo que se descortina a nossa frente. Essa formatação é recheada de grande responsabilidade, pois será ela que formará nosso futuro, bem como o da humanidade. Professores também nos influenciam, levando-nos a escolha de nossas profissões, as quais, proporcionarão o futuro almejado em nossas vidas. Essas influências, por mais que não percebamos, moldarão o nosso destino e, porque não dizer, o destino do mundo. Todas estas pessoas, de certa forma, são valorizadas em nossas vidas, pois nos lembramos delas com gratidão, não importando se esta influência tenha sido positiva ou negativa. Todas as influências nos serão úteis na caminhada de nossa curta vida.

Em nossa vida espiritual, não é diferente. Só que a percepção, torna-se diferente. O que aprendi até agora, é que a relação daqueles que Deus coloca acima de nós, como pastores, são de maior responsabilidade do qualquer um que já tenha passado por nossas vidas. Isso afirmo, pois a influência de um pastor, formará o nosso caráter, após o novo nascimento. Estes homens, que achamos ser somente o dono da igreja, são os responsáveis diretos por nossa eternidade, seja ela para a condenação, seja para o céu. Será que temos noção disso? Você já parou para pensar no que os seus pastores lhe impactaram até o dia de hoje?

Talvez você não tenha tido esta noção, até agora. Se já tivesse, o nosso mundo seria outro, bem como, os falatórios contra estes não mais existiriam dentro das igrejas. De nossos pais, independente da educação recebida, temos um amor incondicional, pois saímos de seu interior para o mundo exterior. A educação que eles nos passaram, independente de ser boa ou má, sempre nos lembramos e agradecemos. Mas esta, não nos levará para a eternidade com Deus. Nossa alma não depende disso. Nosso destino, não está nas mãos deles.

Diante disso, passei a meditar na grande responsabilidade que os homens, designados como meus pastores, causaram na minha vida até agora. Com grata surpresa, descobri que possuo muito deles em minha vida cristã e, devido aos seus ensinamentos, posso continuar a caminhada em direção ao reino dos céus. Deus me fez valorizar ainda mais os homens que oram, me educam e me exortam, pois o amor destes, muitas vezes, torna-se incondicional. Abaixo, quero honrar a estes homens rememorando as principais influências causadas em minha vida:

Pr José Lima (Igreja Batista Btetel)

Este é o Pastor que me batizou e que me ensinou os primeiros passos como cristão. De origem sueca, sua austeridade moldou meu perfil de seriedade no ministério. Com ele, aprendi que o certo é certo e o errado, deve ser tratado para crescimento de nossa alma. Homem de grande sabedoria, abraçou-me pessoalmente por ter visto um grande chamado de Deus em minha vida: o chamado para a salvação. Integro, austero, sábio... são as palavras que posso usar para descrever a influência que este homem causou em meus primeiros passos no cristianismo, após eu ter vindo de um mundo sombrio e diabólico.

Pr Alexandre Pedroso (Igreja Assembléia de Deus)

Pastor jovem, o qual passei pouco tempo sob o seu pastoreio. Foram 3 anos de intensa manifestação de Deus, onde sob o seu pastoreio, Deus me chamou para o ensino da palavra. Este homem, mostrou-me a dedicação de um jovem que é chamado para a obra, tendo dedicado sua vida a este. Organização, impetuoso, decidido, forte... palavras que moldam o caráter deste servo de Deus. Aprendi com ele que, as coisas de Deus, precisam ser organizadas e não feitas de qualquer jeito.

Pr Nildo Flores (Igreja Batista Viva)

Duas palavras tenho a dedicar a este verdadeiro servo de Deus: amor e humildade. Com este homem, aprendi o verdadeiro amor pelas almas, pois o amor dedicado por ele, foi além de sua própria vida. Por muitas vezes, mesmo doente, este servo de Deus dedicou sua vida por amor aos necessitados e carentes de rua da cidade de Porto Alegre. O verdadeiro significado de serviço ao próximo se destacou no ministério deste pastor, aliando a isso, a sua grande humildade e seriedade no trato do ministério de Cristo. Amor incondicional, humildade, simplicidade... palavras que o descrevem e que influenciam poderosamente a vida de quem convive com ele.

 Pr Paulo Machado da Cruz (Igreja O Brasil Para Cristo)

Meus atuais pastores. Este homem de Deus e sua esposa, são exemplos de dedicação a obra de Deus. Sua conduta e preocupação pelas almas são marcas fortes em seu ministério. Com ele tenho aprendido a importância da consagração e dedicação incondicional a Deus e a Sua obra. Este homem não mede esforços para ver as suas ovelhas bem e alegres diante de Cristo. Preocupação esta que vai muito além de sua própria integridade, pois sua bondade e amor, muitas vezes são mau interpretadas por muitos. Sua dedicação na busca por intimidade com o Espírito Santo, nos aproxima mais de uma espiritualidade sincera e não fingida, religiosa e sem fundamentação. Um adorador por excelência, Deus me colocou debaixo deste ministério para aprender o que é companheirismo, lealdade, fidelidade e honra. São as marcas que Deus tem deixado em meu caráter. Amigo, companheiro, sensível, amoroso... palavra que tenho para descrever este ministério em minha vida.

Todos o homens de Deus que estão acima, são influências poderosas em minha vida. Mas, uma característica geral a todos eles, destaca-se na realidade do cristianismo dos dias de hoje. Todos estes homens são alvos da intolerância e murmuração de suas ovelhas. A ingratidão e a deslealdade marcam a vida destes, os quais tanto dedicam-se a nos exortar, corrigir, amar, etc. Muitos membros de igreja, por estarem com uma consciência cauterizada pela influência do mundo, fazem destes servos de Deus, chacotas em suas conversas perversas, não reconhecendo o valor de seus ministérios.

Vivemos em um reino que não nos pertence e todos os pastores (os verdadeiros), foram chamados para nos preparar para entrarmos nos céus. Não da maneira que estamos ou que queremos, mas sim, segundo o que diz as sagradas escrituras. Todos estes homens que listei acima, foram e são alvos de pessoas que ainda não nasceram de novo, pois se assim já tivesse ocorrido, entenderiam o que diz em Números 14, bem como as conseqüências de não entendermos o significado de honrarmos as autoridades constituídas por Deus. 

Honrar ao seu pastor, este é o princípio primordial que devemos ter em nossos corações, pois se não conseguimos fazer com eles, pessoas iguais a nós, como poderemos fazer com Deus? Se não honramos ao nosso pastor, estamos desonrando o próprio Senhor, que os constituiu sobre nossas vidas. Nenhum homem tem autoridade sobre nós se assim não for constituído por Deus. Na maioria das vezes, temos "ídolos" no mundo (futebol, cinema, dança, negócios, etc...), mas não conseguimos dar honra aqueles que nos entregarão prontos para a vida eterna.

Deus nos ama e, por conta disso, designou pastores que estarão velando por nós. Se não fosse assim, já estaríamos desviados e tragados pelo mundo. Se não fosse assim, a Ira de Deus já teria nos consumido, pois nossos pecados são levados a Deus, todos os dias, por estes homens que, muitas vezes, não tem direito a férias ou finais de semana, muito menos, a noites bem dormidas de sono. Isso porque, enquanto dormimos, eles oram e seus corações se enchem de amor por nossas almas. 

O que escrevo, não é para puxar o saco, mas sim, para registrar o que Deus colocou no meu coração. Valorizar aqueles que estão moldando meu caráter cristão. Eis a chave para um relacionamento sincero, leal, digno e fiel com o Senhor Todo-Poderoso.

Que Deus possa despertar você também para esta consciência.



Eduardo dos Santos Santos

www.facebook.com/vivendooverdadeiroevangelhodecristo
www.vivendooverdadeiroevangelho.blogspot.com.br
www.semeandoemterraesterial.blogspot.com.br

www.twitter.com/vivendoevangelh 

Nenhum comentário:

Postar um comentário