domingo, 7 de julho de 2013

Faça Guerra




Texto Base: Romanos 8.13

porque, se viverdes segunda a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis

A mensagem constante neste versículo do livro de Romanos está completamente fora de moda e não é pregada atualmente nas igrejas. Isso porque ela nos chama a fazer GUERRA conta a carne. Contra o PECADO. Talvez muitos não gostem desta mensagem, mas ela é real e deve ser levada em consideração. Deveser colocada em prática se quisermos vencer em nossa caminhada até a Cidade Celeste e ao Reino de Cristo.

Hoje o mundo está vivendo de forma desenfreada, pecaminosa e longe da Palavra de Deus. E a única atitude possível contra esta forma de vida é uma declaração total de guerra.

Atualmente vemos muitos cristãos murmurando sobre suas imperfeições, suas falhas, seus vícios e seus defeitos. Vemos muitos cristãos derrotados e sem a plenitude do Espírito Santo. Vemos Igrejas completamente derrotadas pela ação do pecado que adentrou suas portas. Vemos mega eventos em substituição ao Louvor e Adoração a Deus.

Porque isso? PORQUE TEMOS POUCA GUERRA DENTRO DA IGREJA.



O cristão atual esqueceu do PODER que Cristo delegou a sua Igreja e vive de murmúrio. Suas orações já não sobem mais como aroma agradável a Deus. Isso porque o cristão deixou de FAZER GUERRA. Mas guerra contra o que, você deve estar perguntando?

GUERRA CONTRA O PECADO

A palavra pecado foi retirada da maioria das pregações atuais, sendo substituído pela servidão de Deus aos nossos desejos. TEMOS QUE FAZER GUERRA, como os primitivos cristãos faziam. Você quer aprender a fazer guerra? Então recorra ao manual deixado por Cristo. Recorra a BÍBLIA. Não fique somente reclamando de seus fracassos, FAÇA GUERRA!

Para quem já serviu nas forças armadas, aprendeu que, para se vencer uma guerra, você tem fazer três coisas principais:
  • TREINAR;
  • CONHECER SEU INÍMIGO
  • RECONHECER O TERRENO em que se vai guerrear;

Para vencer a guerra ao pecado, você tem que treinar seu conhecimento dentro da Palavra de Deus, Tem que estudar e ter a Palavra de Deus viva dentro de si. Você deve conhecer o inimigo que deve ser derrotado e este está exposto desde os primeiros capítulos do livro de gênesis. Você também tem que conhecer como ele atua em sua vida e não permitir sua ação.

Quando você entra em guerra, algo aguça os seus sentidos. Você ouve um estalo do galho, ou o barulho das folhas e você está em modo de ataque. Em alerta e pronto para a batalha. Mesmo depois de dias, de pouco ou nenhum sono, a guerra nos matem vigilantes.

Assim é o soldado. Ele está sempre vigilante e pronto para guerrear. É o que Diz a Palavra de Deus em Mateus 26.41:

VIGIAI e ORAI, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca

Na verdadeira vida cristã, temos uma verdadeira tendência a VIOLÊNC IA. Aliás, temos que aprender a ter esta tendência violenta. Mas violência contra quem? Ou contra o que?

Não devemos ser violentos CONTRA OUTRAS PESSOAS. Não contra muçulmanos, hindus, budistas, ateus, secularistas, cristãos nominais, esposas, esposos, filhos ou chefes desagradáveis. Temos que ser violentos CONTRA CADA IMPULSO EM NOSSA ALMA DE SER VIOLENTOS CONTRA OUTRAS PESSOAS.

Jesus nos ensinou que o maior mandamento de Deus é amar ao próximo como a nós mesmos (Mc 12.31).

A VIOLÊNCIA que temos de ter, é uma tendência cruel no cristianismo contra nosso próprio EGO e TUDO EM NÓS que faz PAZ com o pecado. Nós fazemos guerra contra esta tendência de paz em nós.

O verdadeiro cristianismo é uma violência contra toda LUXÚRIA em nós, todos os desejos escravizantes por comida, cafeína, açúcar, chocolate, álcool, pornografia, dinheiro, louvor de homens, aprovação de outros, poder, fama. Tudo aquilo que nos afasta de Deus e O substitui como ídolo em nossas vidas. É ESSE NOSSO INIMIGO! Contra ele devemos GUERREAR.

É uma violência contra todo racismo em nossas almas. Toda lerda indiferença à injustiça em nossas almas. É uma violência contra toda a indiferença à PROBEZA, indiferença para com o ABORTO, contra os desejos MUNDANOS que entram em nossas vidas e corrompem o TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO.

Tudo o que acontece em nossas vidas, atribuímos a satanás. Mas você sabia que, na campanha de guerra de Romanos, satanás não aparece até o capítulo 16? Isso nos mostra que atribuímos a pessoa errada os fracassos de nossa vida. Eva, quando caiu, não foi por culpa de satanás, mas sim por ter dado abertura, através de seus desejos, a ação dele.

Nós tendemos a pensar na CAMPANHA DE GUERRA ESPIRITUALcomo uma pequena coisa. Algo a ser relegado ao segundo plano. Nós sempre achamos um jeito de orar ou algum jeito de impor as mãos, ou alguma maneira de fazer algo contra satanás. Isso tudo é MUITO importante, acredite.

Efésios 6.12:“porque não temos que lutar contra a carne e sangue, mas sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”.

Essa batalha é muito importante em nossas vidas, mas sabe de uma coisa? Não chega nem perto da IMPORTÂNCIA de se lutar contra o pecado dentro de nós. A única base de operações que satanás tem em suas vidas, está em sua carne e seu pecado.

Ninguém vai ao inferno por causa de satanás. A única razão para irmos ao infernoÉ O PECADO. Muito mais importante do que combater satanás, é lutar contra o pecado. Fechando todas as brechas de nossa vida, eliminamos o campo de atuação dele e seus efeitos sobre nossa vida terminarão. A guerra do verso 13, do capítulo 8 de Romanos é muito mais importante do que entender satanás.

ENTENDA ISSO: meu maior inimigo não é satanás. Meu maior inimigo sou EU. Eu sou a única razão para irmos para o inferno, não satanás.

Satanás, você não tem nem de longe esse tipo de poder! Isso porque você já foi derrotado pela cruz do calvário. Porque digo isso? Por causa das Palavras de Jesus: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”(João 16.33).

E ainda mais:

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”(Gálatas 2.20).

Essas Palavras são a nossa certeza da derrota de satanás e da sua falta de poder sobre nós, pois Cristo reina em nós e somos sacerdócio real do Filho de Deus. Aleluia! Por estas realidades, muito nos importa o seu aprendizado de como lutar essa batalha e vence-la.

Cristianismo não é um acordo de paz com o mundo da forma como a religião o é. Verso 13 de romanos diz: “se pelo Espírito você“mortificar”...”. Temos que desfazer os elos de pecado que o mundo nos impõe e mortificar em nossa alma a força do pecado. O Espírito milita contra a carne. Somente pelo Espírito teremos a vitória completa.

Há uma tendência cruel no cristianismo, e não é contra ninguém, além de nós mesmos. Na verdade, é contra nossa crueldade contra as outras pessoas e nossa falta de amor. Nossa tendência de fazer o mau nos afasta cada vez mais de Cristo nos joga nas mãos do inimigo de nossas almas.

Quando percebemos (se percebemos) que estamos sendo cruéis contra os outros, uma pessoa áspera, uma pessoa crítica, você sabe qual o problema? Não aprendemos a guerrear a batalha de Romanos. O pecado está vencendo, pois o nosso EGO está acima do Espírito de Deus. Temos quer ser CRUÉIS e VIOLENTOS contra o pecado. Somente assim venceremos Se for diferente, você não aprendeu a batalhar.

Mas temos uma ótima notícia: Cristo ressuscitou, venceu a batalha e está a destra de Deus Pai para nos garantir a vitória. Basta aprendermos a guerrear. Basta a vivermos o verdadeiro evangelho e não o evangelho das multidões e dos milhões. Não o evangelho pop star pregado no mundo de hoje.

O Verdadeiro Evangelho nos chama a BATALHA CONTRA O PECADO. Nos chama a sermos constantes guerreiros, tendo como aliado o Espírito da Verdade.

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba Pai”. (Romanos 8.14-15)

Eduardo dos Santos Santos
* mensagem adaptada do vídeo “Faça Guerra” do Pastor John Piper, retirado do Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário