Finalmente, o anjo revela a João que a mulher “é a grande cidade que domina sobre os reis da terra” Apocalipse 17:18. Sim, e novamente apenas uma: a Cidade do Vaticano. Os papas coroaram e depuseram reis e imperadores, exigindo obediência, amedrontando-os com excomunhão. No tempo do Primeiro Concílio Vaticano, em 1869, J. H. Ignaz von Dollinger, professor de História da Igreja em Munique preveniu que o Papa Pio IX forçaria o Concílio a fazer um dogma infalível fora “daquela teoria favorita dos papas - que eles podiam forçar reis e magistrados com excomunhão e suas conseqüências, para prosseguir com suas sentenças de confisco, prisão e morte...”. Ele relembrou seus companheiros católicos romanos de algumas das más conseqüências da autoridade política papal:
quarta-feira, 23 de novembro de 2016
A Grande Prostituta - A Mãe das Meretrizes e das Abominações
Quanto mais profundamente entramos na história da Igreja Católica Romana e suas práticas correntes, mais impressionados ficamos com a interessante exatidão da visão recebida por João, séculos antes que ela se tornasse uma lamentável realidade. A atenção de João é despertada para o título ousadamente colocado sobre a fronte da mulher: “Mistério, Babilônia a Grande, a Mãe das Meretrizes e Abominações sobre a Terra (Apocalipse 17:5). Infelizmente, porém, a Igreja Católica Romana se adapta à descrição “mãe das meretrizes e abominações” exatamente como também se adapta a outras. Isto se deve em grande parte à exigência anti-bíblica de que seus sacerdotes sejam celibatários.
O grande apóstolo Paulo era um celibatário e recomendou essa vida a outros que desejassem se devotar inteiramente ao serviço de Cristo. Ele, porém, não fez disso uma condição para a liderança como a Igreja Católica tem feito, impondo, assim, um fardo desnaturado sobre todo o clero, o qual muito poucos conseguem suportar. Pelo contrário, ele escreveu que o bispo deveria ser “marido de uma só mulher” (1Timóteo 3:2), fazendo as mesmas exigências para os oficiais. (Tito 1:5-6).
A Grande Prostituta - Riqueza de Ganhos Mal Adquiridos
A incrível riqueza desta mulher atraiu logo a atenção de João. Ela se vestia de “púrpura e escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição” Apocalipse 17:4. As cores púrpura e escarlate uma vez mais identificam a mulher tanto com a Roma pagã como com a cristã. Eram essas as cores dos Césares romanos, com as quais os soldados zombaram de Cristo como Rei “Mateus 27:28 e João 19:2-3), e que o Vaticano tomou para si mesmo. As cores da mulher são ainda literalmente as cores do clero romano. A mesma Enciclopédia Católica acima mencionada declara:
terça-feira, 22 de novembro de 2016
A Grande Prostituta - Uma Cidade Com Sete Colinas
A Mulher montada na besta é uma mulher numa cidade construída sobre sete colinas, que reina sobre os reis da terra. Será que uma declaração igual já foi feita em toda a história? João imediatamente aconselha a aceitação pelo leitor desta revelação, com “sabedoria”. Não nos atrevemos a negligenciar um esclarecimento. Ela merece nossa atenção cuidadosa e em oração.
Aqui não temos uma linguagem mística nem alegórica, mas uma nada ambígua declaração em palavras claras: “A mulher... é a grande cidade”. Não se justifica procurar uma outra significação oculta. Mesmo que se tenham escrito livros e pregado sermões insistindo em que “Mistério, Babilônia” se refere aos Estados Unidos. Claramente não é este o caso, pois os Estados Unidos são um país e não uma cidade. Poder-se-ia justificar referindo-se aos Estados Unidos como a Sodoma, considerando-se a honra agora dada aos homossexuais, mas não é definitivamente a Babilônia que João vê em sua visão. A mulher é uma cidade.
segunda-feira, 21 de novembro de 2016
A Marca da Besta
Dentre todos os
tópicos da Bíblia, talvez a marca da besta seja o que mais tem suscitado
especulações e argumentações ridículas e bombásticas. Cristãos e não-cristãos
debatem o significado de seu valor numérico. Mas o que diz, realmente, o texto
bíblico?
sexta-feira, 18 de novembro de 2016
A Verdade Sobre o Arrebatamento
Uma pesquisa
recente da revista U.S. News & World Report descobriu que 61 por
cento dos americanos acreditam que Jesus Cristo vai voltar à terra, e 44 por cento
acreditam no Arrebatamento da Igreja.[1] O que é o Arrebatamento? Com tamanha
certeza popular, por que há tanta confusão interpretativa a respeito desses
acontecimentos? A doutrina do Arrebatamento pré-tribulacional é um ensino
bíblico importante não apenas por oferecer percepções interessantes sobre o
futuro, mas também porque oferece aos crentes motivação para a vida
contemporânea.
O Arrebatamento
pré-tribulacional ensina que, antes do período de sete anos conhecido como
Tribulação, todos os membros do corpo de Cristo (tanto os vivos quanto os
mortos) serão arrebatados nos ares para o encontro com Jesus Cristo e depois
serão levados ao céu.
O ensino do
Arrebatamento é mais claramente apresentado em 1 Tessalonicenses 4.13-18. Nessa
passagem Paulo informa seus leitores de que os crentes que estiverem vivos por
ocasião do Arrebatamento serão reunidos aos que morreram em Cristo antes deles.
No versículo 17 a palavra "arrebatados" traduz a palavra grega harpazo,
que significa "dominar por meio de força" ou "capturar".
Essa palavra é usada 14 vezes no Novo Testamento Grego de várias maneiras
diferentes.
quinta-feira, 17 de novembro de 2016
Os Números de Deus
A Bíblia Sagrada encerra alguns segredos, os quais estão guardados por Deus a fim de manifestar a Sua glória. Quando buscamos a orientação e a direção do Espírito Santo, passamos a entender que somos tão pequenos diante da magnitude e infinitude de Deus. Por conta disso, é impossível tentarmos entender as revelações bíblicas sem a busca constante da Revelação Divina.
Desde o primeiro livro da Bíblia Sagrada, Deus vem revelando o Seu plano de redenção da humanidade e, desde o primeiro versículo, Ele nos mostra a plenitude de seu conhecimento através dos números. Apesar de muitos não gostarem, a matemática encerra conhecimentos que revelam a grandiosidade de Deus. Os números, os quais regem TODO o nosso viver (em tudo temos números envolvidos), arquitetam um plano maravilhoso para o resgate do homem, diante de seu tão grande afastamento do todo Divino.
Devido a isso e não sendo diferente das demais revelações, Deus mostra, através do livro de Apocalipse, toda a Sua sabedoria ao encerrar, em números, as verdades universais da Salvação. O livro de Apocalipse usa um estilo literário que emprega significados simbólicos dos números, os quais nos são revelados ao longo das escrituras. Para entendermos o livro de Apocalipse, devemos ter um pouco mais de conhecimento da matemática Divina, a fim de não incorrermos em erros de interpretação. Esse conhecimento encerra o que podemos chamar de NUMEROLOGIA BÍBLICA. Alguns podem se escandalizar, mas a numerologia nada mais é do que o estudo dos números, bem como sua relação com fatos do cotidiano. Deus revelou a Sua criação através dos números e o estudos destes, revelam o propósito do resgate da humanidade. É como se um código numérico de segurança nos fosse passado para termos a revelação de um segredo. para a revelação deste, somente um tradutor chamado Espírito Santo, nos traz o real propósito do Criador.
Para não incorrermos em erro, segue abaixo o significado de alguns fatos numéricos e sua significância no projeto de Deus para resgate da humanidade:
Porque Algumas Pessoas Tem Medo de Estudar o Apocalipse?
Apocalipse quer dizer “revelação”. Foi escrito durante um tempo em que as autoridades romanas estavam perseguindo os cristãos porque eles não prestavam culto ao Imperador romano, que chamava a si mesmo de “Senhor” e “Deus”. O livro foi escrito por João, que estava preso na ilha de Patmos por ter anunciado a boa notícia do evangelho (Apocalipse 1.9). Ele escreveu o livro para as sete igrejas da província romana da Ásia (Apocalipse 1.4,11), que ficava numa região que hoje faz parte da Turquia. Ele anima os seus leitores a continuarem fiéis a Jesus Cristo em tempos de perseguições e sofrimentos.
quarta-feira, 16 de novembro de 2016
Estudos de Apocalipse - Lição 01 - Revelação ou Mistério?
O último livro da Bíblia começa com as palavras: "Revelação de Jesus Cristo que Deus lhe deu para mostrar ;;;" (Ap 1.1). Entretanto, para muitos leitores da Bíblia, este livro é mais um livro de mistério e confusão do que revelação e esclarecimento. É iminente o Armagedom? Estão as novas políticas econômicas introduzindo a marca da besta?Os últimos eventos da natureza cumprem os desígnios das profecias? O que são os 1.000 anos do capítulo 20? As questões continuam enquanto as respostas dos homens (muitos deles mal orientados), se multiplicam.
Autores sensacionalistas vendem milhões de livros ligando estas imagens bíblicas com as manchetes do dia. Igrejas atraem multidões apresentando suas interpretações da Bíblia - especialmente seu último livro - como uma mensagem específica para os tempos modernos. Uma grande variedade de seitas emergem nos tempos modernos por causa dos homens que declaram que as profecias apocalípticas estão sendo cumpridas agora.
terça-feira, 15 de novembro de 2016
O Que Aprendi Com Meus Pastores
"pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que foram confiados a vocês, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória".
(1 Pedro 5:2-4)
Ao ler estes versículos, Deus me fez relembrar dos pastores que já passaram pela minha vida. Estes homens, de uma forma ou de outra, forjaram meu caráter cristão. Por conta disso, o Senhor me fez refletir em tudo o que estes homens causaram em meu caráter. Posto isso, pois quando crescemos, muitas pessoas passam por nossa vida, deixando marcadas significativas e que moldam o nosso caráter. Desde que nasci de novo, um novo caráter vem sendo moldado, pois o batismo, formata nosso velho homem, fazendo-nos novas criaturas diante do Deus Todo-Poderoso.
sexta-feira, 4 de novembro de 2016
Sugestão de Leitura - Estudos no Sermão do Monte
Estudos no Sermão do Monte, Lloyd Jones toca o coração do leitor da mesma forma que um cirurgião cardíaco faz: dramática e precisamente. Sua análise penetrante do texto bíblico e ricas aplicações, permitem-nos refletir com seriedade acerca das elevadas demandas da vida cristã.
Na ocasião do lançamento deste livro, foi comentado a seu respeito tratar-se de a mais profunda sondagem do coração de todas as exposições do Sermão do Monte já publicadas no século XX.
Agora, mais de 25 anos após o seu lançamento em português, esta obra que já se tornou um clássico, continua cativando o coração do leitor, levando-o a considerar a beleza e a profundidade das palavras do Senhor Jesus Cristo registradas em Mateus 5, 6 e 7. O Sermão do Monte, conforme diz Lloyd Jones, não é um código de ética ou moral; é, antes, uma descrição do que o cristão deve ser.
A análise cuidadosa que Dr. Lloyd Jones faz do texto bíblico, bem como suas ricas aplicações, permitem-nos refletir com muita seriedade acerca das elevadas exigências da vida cristã.
Assinar:
Postagens (Atom)