quarta-feira, 20 de março de 2013

Porque Devo Crer em Cristo Jesus?



Uma das figuras mais polêmicas da história, com certeza, é Jesus de Nazaré. Este homem, nascido na insignificante cidade de Belém, uma das menores cidades da Cisjordânia, filho de um carpinteiro, conseguiu revolucionar o mundo com os seus ensinos e morte. Isso porque, depois dele, tudo o que conhecemos gira em torno de seu nome e de sua pessoa. Muitas pessoas o repudiam como um mau que as atormenta. Outros, o amam como o ar que lhes preenche os pulmões. Sem dúvida, Jesus Cristo de Nazaré é a principal figura que já pisou sobre a Terra em todos os tempos.

A própria Bíblia nos traz uma referência sobre a sua importância no contexto mundial, como separador de águas. Depois de seu nascimento, o mundo passou a ser medido e a girar em torno de sua vida e morte. Hoje os dias são contados e medidos por conta de seu nascimento. Governantes invadiram outras nações em nome Dele. A Escritura Sagrada fala, no livro do apóstolo Mateus, capítulo 13, versículo 34, que Jesus não havia vindo a Terra para trazer a Paz, mas sim a espada. Os seus ensinos penetraram fundo na cultura de muitas nações e modificaram todo um modo de vida. Tanto que o maior império já constituído sucumbiu ante os seus ensinamentos. Antes pagã, Roma foi abalada pelo poder dos ensinos de Jesus, tornando-se hoje o centro do cristianismo católico mundial.

Para nós, que confessamos a Jesus como Senhor e Salvador, a sua figuração na história mundial é muito mais que uma pessoa importante ou que tenha praticado tão louváveis atos de bondade. Cristo veio a este mundo para trazer à todos quanto o reconhecerem como Deus encarnado, a Salvação e a reconciliação com Deus. Mas salvação do que? Porque precisamos de salvação?

Essas são perguntas que devem permear a mente de muitas pessoas que hoje buscam em suas vidas um motivo para aceitar ou até mesmo, rejeitar os ensinamentos cristãos. Cristo, quando veio a este mundo, veio para salvar a humanidade dela mesmo, pois o homem achou por bem tomar um caminho diverso daquele que Deus havia lhe designado. Cristo veio para trazer aos homens um GPS de última geração, onde a humanidade poderia achar novamente o caminho para casa. Casa esta que está preparada desde a fundação do mundo e adornada com o mais fino ouro, aguardando apenas que a aceitemos da parte de Deus.

Hoje, para a humanidade degrada em que estamos vivendo, é mais fácil a rejeição aos ensinos cristãos, achando-se desculpas infundadas para que não se entre em uma Igreja e veja, em Cristo, a solução para os seus males. Para o homem, colocar a culpa por suas mazelas em Deus é o caminho mais cômodo, do que reconhecer o erro e pedir perdão por isso. Como posso eu, que ajudo tanto as pessoas, que não roubo, que não pratico mau nenhum ser chamado de errado e pecador? Assim pensa nossa sociedade, que através do véu do egoísmo, não reconhece a sua insignificância e fragilidade ante a tudo o que Deus criou.

Se hoje Cristo é tão relegado a um patamar de apenas mais um sábio sobre a Terra e não o Filho de Deus, é por culpa do próprio homem, o qual devido a sua corrupção moral, acaba afastando as pessoas das Igrejas com atitudes e ensinamentos diferente aos de Jesus. Instituição esta criada pelo próprio Cristo para que a comunhão com Deus fosse solidificada. Através de seus próprios interesses, “ministros” abusam da fé dos humildes e iletrados, transparecendo para a sociedade uma realidade perversa e gananciosa, centrada no enriquecimento ilícito. As pessoas de hoje, quando se fala em Igreja e Jesus Cristo, adotam estes como sinônimo de usurpação financeira e fanatismo religioso.

Mas creiam os que lêem: Cristo não tem vínculo nenhum com as más ações do homem. Ele falou quando esteve no templo em Jerusalém, que devemos dar a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Não podemos colocar sobre os ombros de Jesus mais esta carga de desconfiança, pois a Palavra de Deus tem um caráter terapêutico para nossas vidas. Não podemos imputar a Jesus Cristo à falta maior do homem, que é buscar o seu próprio interesse, doa a quem doer.

Infelizmente, o homem atual somente se lembra de Deus quando as grandes tragédias ocorrem. E essa lembrança surge como uma dura crítica, pois sempre perguntam: onde estava Deus para evitar tal tragédia? A isso respondo: Deus está onde sempre esteve, ou seja, ao nosso lado de braços abertos, pronto para nos abraçar, consolar, amar e nos restaurar. Mas, em nosso sórdido egoísmo, o rejeitamos quando tudo está bem.

O homem traçou seu próprio caminho, independente da vontade e do amor de Deus. Para isso, colherá os frutos de sua escolha, assim diz a Palavra de Deus em Gálatas 6.7-8. Mas uma boa notícia tenho a trazer e está nas manchetes de nossa vida a todo instante: Jesus nos ama e que ter um relacionamento sincero e aberto conosco. Basta não olhares para os males do homem e olhar para cima. Assim verás que Cristo é muito mais do que mera mitologia ou fantasia de mentes humanas. Cristo é o caminho, e a verdade e a vida e sem este, ninguém chegará a Deus (Jo 14.6). Faça um auto-exame e escutarás uma voz que clama através de seu coração: Eu amei o mundo de tal maneira que dei o meu único filho para que você pudesse voltar aos meus braços (Jo 3.16). Eu te amo meu filho, volte para casa e para os meus braços.

É por este amor que devo aceitar a Jesus Cristo, filho de José e Maria, concebido pela virtude do Espírito Santo, como seu Senhor e Salvador. Somente a sua Palavra e Sabedoria poderão curar os males da sociedade. Ninguém mais na história da humanidade tem esta capacidade. Portanto, aproveite este chamado, pois a Bíblia no diz: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" (Is 55.6).


Um comentário:

  1. Se procurarmos pela ajuda de Jesus sempre, mesmo estando tudo bem, acredito que na hora da dificuldade ou de uma situação ruim, o impacto se torne menor. Já passei por essa constatação.

    ResponderExcluir